A CONTACT está a recrutar para o seu cliente, uma prestigiada empresa que actua na area bancária, um Oficial de Monitoria e Controle de Risco de Fraude, para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Respondendo ao Gestor de risco de fraudes, será responsável por apoiar o framework de controle de riscos e investigações forenses, através da validação de alertas gerados por dados, realização de avaliações de risco com foco em fraudes, e a avaliação da eficácia dos ambientes de controle em produtos existentes e novos; garantir que que os mecanismos de controlo estejam funcionando conforme o esperado
- Fornecer insights para melhoria continua da mitigação dos riscos de fraude; rever e validar alertas gerados por analises de dados e regras de transações suspeitas; fornecer feedback estruturado ao analista de dados para melhorar o desempenho das regras e reduzir os falsos positivos
- Colaborar com o analista de dados para aprimorar a relevância e precisão das alertas; trabalhar em parceria com as equipes de risco operacional para realizar avaliações de risco com foco em vulnerabilidades a fraudes
- Identificar falhas nos controles e áreas com potencial de materialização de riscos de fraude nos processos de negocio; propor recomendações práticas para tratar dos pontos fracos identificados
- Reavaliar periodicamente os ambientes de controle dos produtos existentes, assegurando a sua adequação aos riscos emergentes; conduzir analises por meio do framework de avaliação de impacto de controle de riscos de produtos (PRCIA - Product Risk Control Impact Assessment)
- Implementar um programa de monitoramento da aderência entre os resultados do PRCIA e os eventos reais de perda; reportar as discrepâncias sempre que as perdas reais ultrapassarem os limites antecipados e avaliar as causas principais
- Avaliar os elementos de perdas registados no OpenPages para determinar se os controles existentes foram eficazes ou precisam ser reforçados
Requisitos
- Licenciatura em Gestão de Riscos, Finanças, Contabilidade Forense, Administração de Empresas ou outras areas afins
- Mínimo de 02 anos de experiência em gestão de riscos, auditoria interna, compliance, controles internos ou monitoramento de fraudes (experiência de estágio considerada)
- Familiaridade com ferramentas e plataformas de analise de dados utilizadas em monitoramento de controles, será uma vantagem
- Domínio da lingua Inglesa (escrito e falado), será uma vantagem
- Forte capacidade analítica, com habilidade para interpretar dados, identificar padrões e avaliar a eficácia dos controles
- Elevada atenção ao detalhe e pensamento crítico
- Capacidade para trabalhar de forma independente e em equipe
- Abordagem proactiva na identificação de problemas e na proposição de melhorias práticas aos controles
Benefícios
- A oportunidade de integrar uma equipa de trabalho forte e dinâmica, que proporciona um pacote de remuneração compatível com as qualificações e experiência demonstradas
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados