A SDO Moçambique está a recrutar para a ENABEL, um Oficial de Monitorização, Avaliação e Aprendizagem/ Monitoring Evaluation and Learning Officer, para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Garantir a existência, qualidade, fiabilidade e adequação do sistema de monitoria e aprendizagem de resultados ao nível de cada intervenção/portfólio. Assegurar que as intervenções/portfólios tenham informação relevante sobre os resultados e a utilizem para a tomada de decisão, aprendizagem e prestação de contas dos resultados alcançados face aos objectivos fixados
- Principais responsabilidades:
- Implementar um sistema de Monitorização dos resultados para ter todas as informações necessárias para gerar os dados necessários. As tarefas incluem:
- Analisar as ‘necessidades de informação’ com base no documento de intervenção/portfólio
- Confirmar e operacionalizar os indicadores identificando os métodos qualitativos e quantitativos necessários
- Integrar o acompanhamento das dimensões transversais (digitalização, género, ambiente, trabalho digno...)
- Desenvolver e implementar o planeamento e as ferramentas de colecta de dados necessários
- Estabelecer uma estrutura/comitê para analisar os dados coletados e um sistema de garantia de qualidade
- Preencher a matriz de monitoramento e elaborar o manual de Monitorização
- Assessorar os responsáveis pelo MEL a fornecer informações a cada indicador e poder utilizar as informações geradas pelo sistema MEL. As tarefas incluem:
- Preparar os dados e verificar a qualidade dos dados para que possam ser analisados em conjunto com a equipa
- Desafiar a análise/interpretação de dados em tempos de monitorização e relatório de resultados de desenvolvimento padrão definidos
- Apoiar a aprendizagem durante a implementação, pesquisa-acção, colectando dados relevantes e inserindo-os no sistema MEL
- Apoiar a construção de conhecimento
- Organizar e apoiar actividades de aprendizagem para garantir que as lições sejam extraídas, que as experiências relevantes da execução sejam capitalizadas e disseminadas, de acordo com as directrizes da Enabel RBM. As tarefas incluem:
- Identificar temas para construção de conhecimento e questões para avaliações provisórias
- Garantir que a colecta de dados sobre essas questões de aprendizagem seja integrada ao sistema de monitorização e apoie a pesquisa-acção
- Organizar e acompanhar as iniciativas de construção do conhecimento
- Garantir a criação de formatos relevantes e úteis para a construção do conhecimento
- Capitalizar sobre as boas práticas no domínio MEL
- Compartilhar e divulgar as ferramentas desenvolvidas
- Promover uma cultura voltada para resultados e garantir que a gestão para resultados de desenvolvimento se torne uma responsabilidade compartilhada para que a Enabel, como organização, seja reconhecida por seus resultados de desenvolvimento. As tarefas incluem:
- Treinar/treinar/acompanhar todos os colaboradores, incluindo organizações parceiras, na gestão para o desenvolvimento e na aprendizagem contínua
- Criar um ambiente propício para que toda a equipa de gestão e técnica do programa assuma a responsabilidade pela obtenção dos resultados do desenvolvimento (uma responsabilidade partilhada)
- Divulgar, com o apoio do departamento de comunicação, os resultados de desenvolvimento alcançados aos diferentes níveis
- Divulgar, com o apoio do departamento de comunicação, os resultados da construção do conhecimento através de vários canais
- Rede com pessoas de recursos RBM/MEL da Enabel e outras organizações para aprender continuamente, compartilhar lições aprendidas, obter informações sobre as recentes evoluções do MEL e adotar uma atitude inovadora. As tarefas incluem capacitar as entidades parceiras de forma a contribuir para a melhoria da sua organização, processos e sistemas e das competências dos seus quadros
Requisitos
- Licenciatura desenvolvimento, ciências sociais, economia ou outras áreas relevantes
- Mestrado na área, preferencial
- Pelo menos 5 anos de experiência comprovada e relevante em monitoria e avaliação
- Experiência comprovada em metodologias de M&A, incluindo abordagens e teorias existentes, normas e padrões, métodos de amostragem, métodos quantitativos e qualitativos, qualidade e validade dos dados, análise e interpretação dos dados
- Experiência em medição de indicadores de progresso, em relatórios e em processos de aprendizagem (pesquisa-ação, mapeamento de resultados…)
- Conhecimento de métodos para validar a força/confiabilidade de uma ferramenta quantitativa e abordagem para medir os efeitos
- Capacidade de realizar análises/benchmarks rigorosos
- Insight em temas de MEL e particularmente na monitorização de projectos de desenvolvimento
- Conhecimento do ciclo de gestão de projectos
- Fluente em inglês e português com excelentes competências de redacção e reportagem para diferentes públicos (será testado)
- Gestão de informações (dados) e competências de gestão de conhecimento
- Bons conhecimentos de informática (planilha, processador de texto)
- Nacionalidade moçambicana
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Duração do contrato: Contrato de dois anos (renovável) – contrato local de acordo com a legislação laboral moçambicana