A Fundação Ariel Glaser está a recrutar um Oficial de Programa, para Maputo e Magude, em Moçambique.
Descrição
- O Oficial de Programa (OP) será baseado num dos distritos apoiado por ARIEL
- O OP é responsável pela operacionalização do apoio da ARIEL à Direcção Distrital de Saúde (SDSMAS) e as US autónomas na implementação, monitoria, avaliação e qualidade dos serviços clínicos de HIV (Aconselhamento e Testagem, Cuidados & Tratamento, HIV/TB) e o estabelecimento de sistemas de ligação US e comunidade. O OP deverá trabalhar em estreita colaboração com as SDSMAS e as equipes das Unidades Sanitárias alvo, respeitando o plano de actividades acordado e as normas e padrões de qualidade do Ministério da Saúde. O OP está sob supervisão da Assessor Clínico e recebe apoio de coordenador e a sua equipe que inclui um oficial de SMI, ATS/APSS, M&E, e a distância oficial de Laboratório, Farmácia, C&G e através de visitas de apoio
- A posição requer viagens frequentes e regulares dentro do distrito bem como viagens por solicitação (formações, reuniões) a sede Capital da província
Funções
- Funciona como ponto focal nos cuidados tratamentos do SDSMAS e deve apoiar à planificação, implementação e monitoria das actividades de cuidados tratamentos do sub-acordos com SDSMAS e US:
- Participar com equipe em apoiar o SDSMAS a avaliar as necessidades para expansão e prestação na areia de cuidados e tratamento de HIV de qualidade e desenvolvimento das propostas para sub-acordos
- Participar com equipe no desenvolvimento com US e SDSMAS do plano de implementação do Programa de Aconselhamento e Testagem, Cuidados & Tratamento, HIV/TB, nos distritos e para cada Unidade Sanitária alvo
- Fazer o “coaching” no distrito para implementação do plano de actividades
- Confirmação e actualização do plano mensalmente
- Apoiar a planificação e preparação das actividades
- Comunicar mudanças do plano com coordenador e identificar necessidade/possibilidades de reajusto do plano (e realocação dos fundos)
- Providenciar apoio técnico para a implementação rotineira dos ciclos de melhoria qualidade dos serviços usando os instrumentos acordados na diretriz de MQHIV incluindo o a tutória clínica, , programa de Prevenção de Infecções e MQHIV
- Participar na implementação do MQHIV
- Apoiar aplicação instrumento PCI (auto-avaliação)
- Apoiar preparação, participar e contribuir às reuniões de comité de gestão de qualidade
- Apoiar a implementação do plano de melhoria de qualidade e seu seguimento/monitorização
- Apoiar implementação das recomendações de supervisões/visitas integradas em todos as áreas
- Implementar programa de tutória clínica no distrito
- Trabalhar com o PF.HIV, assegurar a qualidade da informação dos cuidados e tratamento do SDSMAS (e de FAG - SESP) para serviços de HIV, e prover formação em trabalho
- Assegurar bom preenchimento dos registos
- Formação em trabalho sobre preenchimento das fichas/livros e relatórios de HIV
- Apoio ao PF.HIV em tirar relatórios básicos rotineiros do SESP (e.g. dados necessários para comité gestão de serviços clínicos, monitoria intensiva; rever relatórios mensais e trimestrais – apoio na elaboração e correcção
- Prover assistência técnica para implementação de actividades de apoio psicossocial aos pacientes HIV positivos que incluam a boa qualidade de aconselhamento e testagem para o HIV, o estabelecimento de grupos de apoio, ligação com cuidados e tratamentos (sistema de referência e contra-referência) e seguimento na US de pacientes HIV+ ou crianças expostas
- Assegurar implementação dum sistema clara de referência e contra-referência entre vários serviços testagem e com serviços de cuidados e tratamentos
- Apoiar o distrito na monitoria de todos os insumos necessários para a boa implementação de programa de HIV (testes, ARVs, ATPU, PCR kits, testes de CD4, livros de registo, etc.)
Requisitos
- Técnico de medicina, Enfermagem geral, com mínimo 3 anos de experiência na prestação dos cuidados e tratamento ARV à pessoas vivendo com HIV, incluindo cuidados pediátricos e a mulher grávida HIV positiva, conhecimento e experiência similar do programa de PTV, conhecimento de base do programa de TB
- Experiência anterior comprovada na análise básica dos dados e na implementação de ciclos de melhoria de qualidade e em programas como AIDI, Tutória Clínica, e PCI
- Conhecimentos de actividades de apoio psicossocial como aconselhamento pré e pós teste/TARV/Adesão
- Conhecimentos demonstrados em gestão e liderança, auto-motivação e trabalho com base em metas/resultados
- Habilidades no uso do computador ( Word, Excel, PowerPoint)
- Será uma vantagem:
- Conhecimentos em facilitação de actividades de planificação, monitoria programática e financeira (Subacordos)
- Formação de base em boas práticas farmacêuticas - conhecimento em SIMAM - gestão dos testes de HIV
- Conhecimento de processo de estabelecimento e manutenção de actividades de grupos de apoio e referência contra referência com a comunidade
- Habilidades em monitoria e avaliação de programas de HIV e uso do SESP
- Conhecimentos sólidos de Excel
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- As candidaturas acompanhadas de Curriculum Vitae, e carta de Motivação em língua portuguesa devem ser enviadas até ao dia 28 de Março de 2025, através do site de emprego, indicando no assunto o código da vaga para qual está a candidatar-se ou entregues nos nossos escritórios Sede sito na Av. Agostinho Neto, Nº 620, na Matola sito na Rua da Missão nº 315 e em Pemba na Rua da Base Moçambique, nº 640, e para quaisquer esclarecimentos sobre as vagas (incluindo como submeter as candidaturas), usem os seguintes números: 84 392 2204; e /84 411 1075
- Na Fundação Ariel as vagas não se pagam! Os recrutamentos são conduzidos observando estritamente os princípios de ética, integridade e transparência. A Fundação recomenda e encoraja vivamente a denúncia imediata de quaisquer actos contrários através dos números: 84 84 515 6656 ou 84 502 8115
- Somente serão contactados os candidatos selecionados para os testes (se aplicável) e entrevistas
- A Fundação Ariel Glaser encoraja as candidaturas de mulheres!