A Helpcode Italia está a recrutar um Oficial de Segurança, para Pemba, em Moçambique.
Funções
- Análise de contexto local e nacional e medidas de mitigação por meio de relatórios regulares
- Desenvolver e manter uma base de dados de incidentes e tendências de segurança e aconselhar a equipa sobre as implicações de segurança
- Em coordenação com o Coordenador provincial e o Responsável da segurança do país participar no planeamento da implementação dos procedimentos de segurança
- Contribuir activamente para o desenvolvimento de Planos de Segurança do País, garantindo a conformidade com os padrões de segurança, proteção e monitorar a adesão
- Garantir que o plano de segurança da província esteja alinhado com a estratégia de segurança global de HELPCODE
- Fornecer treinamento e briefings relacionados à segurança para os funcionários e visitantes e contribuir activamente para a implementação do Código de Conduta da organização
- Assegurar a comunicação regular sobre questões de segurança, contribuindo para um suporte contínuo em todos os níveis da missão de campo
- Actuar como ponto focal de ligação para estabelecer cooperação com atores locais como líderes comunitários e instituições governamentais para questões relacionadas à segurança
- Realizar visitas regulares de campo para avaliações de segurança e apoio as missões
- Suportar ao gerenciamento de incidentes segundo os procedimentos adotados para HELPCODE
- Garantir a disponibilidade de equipamentos de comunicação de emergência (SatCom)
- Se necessário, trabalhar nos finais de semana para assessorar os colegas em missão de serviço
- Realizar outras tarefas relacionadas com a função
Requisitos
- Nacionalidade moçambicana
- Licenciatura/Pós-graduação em Ciências Sociais, Ciência Política, Direito, Sociologia, Relações Internacionais, Segurança Pública, ou outras áreas relacionadas
- Experiência em avaliação/revisão de planos e procedimentos de segurança (com preferência em contexto humanitário)
- Qualificação formal em segurança ou treinamento avançado em gestão de segurança, primeiro socorro, combate a incêndio etc. é uma vantagem
- Experiência substancial de trabalho em áreas afetadas por conflitos ou áreas de riscos
- Experiência na gestão de rede de comunicação operativa e de emergência
- Experiência em gestão de segurança e negociações de acesso em cenários de conflito
- Conhecimentos em Informática (software de mapeamento QGIS), incluindo o uso de diferentes dispositivos de comunicação
- Experiência profissional significativa de trabalho mínima de 2 anos em ONGs internacionais; Fluente em Português e Inglês, falado e escrito
- Conhecimento do contexto e da língua local
- Habilidades de comunicação, coordenação e trabalho em equipa
- Capacidade para trabalhar com autonomia e responsabilidade
- Flexibilidade no horário de trabalho em eventos de emergências
- Disponibilidade imediata
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Os candidatos interessados deverão apresentar os seguintes documentos: Carta de candidatura e o seu respetivo CV actualizado; Registo Criminal; 2 Cartas de recomendação de personalidades idóneas