A CONTACT está a recrutar para o seu cliente, uma organização não-governamental, um Oficial Financeiro Sênior, para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Reportando ao Director Nacional, será responsável por rever, actualizar e manter um sistema de contabilidade que garanta controlos internos adequados e informação financeira adequada do programa para apoiar as operações e a administração financeira da organização
- Assinar todos os recibos financeiros, extratos, adiantamentos de dinheiro, reconciliações, extratos, reembolsos, salários e subsídios preparados pelo Oficial de Finanças
- Garantir que os relatórios financeiros e o registo da folha de pagamento sejam realizados em tempo útil e em conformidade com a regulamentação local e as directrizes globais da organização
- Responsável pelo orçamento e atribuição de custos às subvenções, monitorar a utilização do orçamento/rever o orçamento da subvenção para novas propostas
- Garantir que os relatórios financeiros mensais, trimestrais e anuais sejam preparados e submetidos a todos os órgãos envolvidos, incluindo doadores e órgãos governamentais
- Prestar aconselhamento técnico ao Director Nacional e à equipa de gestão sobre as questões estratégicas financeiras da entidade
- Colaborar com o secretário administrativo, na análise e monitoramento dos encargos para serviços e recuperação de custos tendo em conta a relação custo-eficácia e lidar em negociações quando necessário
- Fornecer aconselhamento técnico ao diretor nacional e à equipe de gestão sobre a situação financeira estratégica da entidade
- Conduzir a implementação e aplicação das políticas do sistema financeiro global sob a responsabilidade do Oficial Financeiro global
- Identificar e alertar quando o doador ou a conformidade local entrarem em conflito com a política financeira global
- Garantir a manutenção adequada dos registos financeiros da organização, guardar e manusear o dinheiro e garantir que o dinheiro e as transacções bancárias sejam devidamente registadas
- Manter a folha de pagamento do pessoal actualizada e garantir que a organização esteja em conformidade com todos os requisitos legais necessários; verificação de contra-assinaturas com outos signários
- Aconselhar imediatamente o Diretor Nacional e o escritório global sobre quaisquer discrepâncias nas contas do programa, gestão financeira ou uso indevido de activos
- Colaborar com o oficial das finanças, no acompanhamento de todas as transações bancárias e garantir as declarações necessárias e outra documentação para verificar a disponibilidade de fundos e verificar reconciliações mensais conforme necessário
- Liderar e facilitar o processo de trabalho de auditoria externa e interna
- Supervisionar directamente o secretário administrativo e o oficial de finanças
- Supervisionar todas as secções de RH e administração da organização em Moçambique e assegurar o bom funcionamento das mesmas
- Apoiar os Oficiais Sêniores das Finanças de outros paises em áfrica através do coaching e formação; e desempenhar quaisquer outras funções atribuídas pelo Director Nacional ou pelo CFO
Requisitos
- Licenciatura ou Mestrado em Finanças, Administração ou área relevante
- Mínimo de 7 anos de experiência em Finanças e Administração
- Experiência de trabalho numa ONG ou instituição baseada em doadores
- Experiência na gestão de múltiplos programas de financiamento
- Experiência em função gerencial é ideal
- Fortes habilidades em inglês
- Fortes habilidades em MS office e outras ferramentas relevantes de finanças como o Primavera
- Nacionalidade Moçambicana
Benefícios
- A oportunidade de integrar em uma organização sólida e reconhecida, que proporciona remuneração compatível com a função
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados