A Fundação Ariel Glaser está a recrutar um Oficial Sénior de Monitoria e Avaliação (m/f), para Pemba, em Moçambique.
Descrição
- O Oficial Sénior de Monitoria e Avaliação e Programador/Analista trabalha como membro de uma equipe multidisciplinar e sob a supervisão do Assessor Clínico Sénior e é responsável por apoiar a DPS/NEP e outras equipas técnicas da ARIEL no apoio aos SDSMAS e as Unidades Sanitárias autónomas no processo de capacitação dos NED de forma a assegurar a qualidade de informação e dos processos de monitoria e avaliação do programa apoiado pela Fundação Ariel
- Estará baseado na Província de Cabo Delgado e despenderá 2/3 de seu tempo no apoio à província e 1/3 de seu tempo nos escritórios da sede da ARIEL, particularmente no período de submissão de dados trimestrais, mas sempre que necessário poderá ser solicitado a sede para dar o apoio necessário
- Pela posição terá que efectuar viagens frequentes aos distritos
Funções
- O Oficial Sénior de Monitoria e Avaliação e Programador/Analista desenvolve e mantém as aplicações de bases de dados no âmbito de programas de PTV e de cuidados e tratamento de paciente com HIV. Ele(a) irá liderar o desenho e implementação de melhorias do software, corrigir e recolher os requisitos para criação de relatórios, bases de dados e trabalhar para que os diverso dados sejam integrados e compatíveis entre os vários sistemas
Programação de software
- Usar os instrumentos necessários, linguagens e plataformas para desenvolver, optimizar e modificar os aplicativos dos softwares
- Identificar e corrigir problemas nos aplicativos existentes
- Desenvolver documentos técnicos apropriados
- Apoiar as várias áreas da Ariel a desenvolver instrumentos de recolha e análise de dados
Analista
- Documentar e analisar os requisitos de novos softwares técnicos e prover soluções criativas para combinar o conhecimento técnico com as metas/objectivos da Fundação e estratégia de tecnologias de informação para a área técnica
- Analisar, recomendar e implementar soluções baseadas nas necessidades das actividades da Fundação
M&A
- Desenvolver relatórios de acordo com a necessidade da Fundação relacionados com a identificação e correcção de problemas nas bases de dados existentes, nos aplicativos e nos script, e ainda relacionados com a migração e transferência de dados entre bases de dados e aplicativos, conversões e utilidades de conectividade
- Elaborarrelatórios de treinamento do staff da Ariel
- Garantir o funcionamento correcto de todas bases de dados em uso na Fundação e providenciar assistência necessária (técnica)
- Produzir querys diversos para responder as solicitações de dados quer pelo doador assim como para uso diverso
- Dar apoio técnico e acompanhamento das actividades dos M&E de Maputo província:
- Assegurar a implementação do sistema de M&A da Ministério da Saúde para serviços de HIV (ferramentas, sistemas e procedimentos), assegurando a recolha atempada e correcta de dados e elaboração de relatórios para a DPS/MISAU e a Fundação Ariel
- Dar apoio DPS em gestão, validação e análise de dados. Fazer a análise de dados e encorajar a utilização dos dados para monitoria do progresso e processo e melhoria da qualidade, dando feedback regular às unidades sanitárias e DDS; e através dos oficiais de M&E de outras equipas técnicas da Ariel garantir a mesma abordagem com os SDSMAS
- Apoiar a DPS e SDSMAS no desenvolvimento e implementação de um plano de M&A e de Melhoria de Qualidade para a Províncias e distritos
- Colaborar com o Assessor de M&E da DPS na elaboração do plano e implementação da matriz de M&E provincial assim como a retro-informação regular aos distritos e estabelecimento de uso de dados para tomada de decisão
- Dar formação adicional, supervisionar e coordenar o trabalho dos Oficiais de M&A na sua Província
- Capacitação do pessoal de saúde no registo, recolha, verificação e auditoria de dados
- Estabelecer um sistema rotineiro de verificação/auditoria de dados em cada US TARV Estabelecer a rotina de retro informação trimestral de dados em todos os distritos
- Estabelecer o programa de melhoria de Qualidade em cada US com serviços TARV
- Desenvolver had hoc queries usando instrumentos disponíveis
- Dar assistência as equipas técnicas da ARIEL e em particular os oficiais de M&E no melhoramento da qualidade da recolha de dados, verificação, auditorias e submissão de relatórios Trimestrais
- Desenvolver bases de dados para o armazenamento e manuseamento de dados dos programas apoiados pela ARIEL
- Dar apoio significante à pesquisa operacional continua, documentação de lições aprendidas e melhores práticas
Requisitos
- Licenciatura em Estatística, Sistemas de Informação, Informática, Engenharia Informática ou outra área relevante com pelo menos 4 anos de experiência em monitoria e avaliação de cuidados de saúde ou programação
- Experiência em Linguagens de Programação (de preferência dot net) de software interactivos, desenho com ênfases em aplicativos de gestão
- Experiência em instrumentos de querring em bases de dados (preferência SQL)
- Habilidades em Business intelligencereporting (preferência MS SQL ServicesReporting)
- Habilidade demonstradas de analisar, desenvolver, documentar e treinar o pessoal no uso dos aplicativos desenvolvidos
- Confortável com a metodologia de desenvolvimento de aplicações e o seu ciclo de vida, Técnicas estruturadas, e ferramentas CASE
- Habilidade comprovada para trabalhar independentemente e com técnicas convencionais de gestão de projectos
- Garantir a fidedignidade da informação
- Experiência de trabalho em programas de HIV/SIDA dentro do sistema nacional de saúde de Moçambique
- Experiência em trabalho com organizações internacionais e coordenação com o MISAU
- Boas habilidades analíticas, habilidades de facilitação, construção de equipa e desenvolvimento de capacidades
- Capacidade de viajar frequentemente aos distritos
- Uso de interfaces ou experiencia com desenho de relatórios da base de dados
Notas
- Para caso de esclarecimento de como candidatar-se, queiram contactar os seguintes números:84 5156656/ 843922204/849471920. N.B. Só serão contactados os candidatos selecionados a entrevistas
- Na Fundação Ariel as vagas não se pagam! Os recrutamentos são conduzidos observando estritamente os princípios de ética, integridade e transparência. A Fundação recomenda e encoraja vivamente a denúncia imediata de quaisquer actos contrários através do números: +258 84 839 8906 ou +258 84 5028115. Serão atendidas apenas para caso de denúncias!