Nilsa A. I. E. Pondja Cherinda é doutorada em Multimédia em Educação pela universidade de Aveiro; Mestre em Ensino Aberto e a Distância pela Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha; tem pós-graduação profissionalizante em Educação a distância pelo consórcio Instituto Sul Africano de Educação a Distância e Commonwealth of Learning, Curso de Liderança Universitária pela Universidade de Oldenburg, Departamento de Educação Contínua e Gestão de Educação. É docente na Universidade Eduardo Mondlane, Centro de Ensino à Distância a 20 anos. Trabalhou como chefe de departamento de cursos e materiais, responsável pelo desenvolvimento de programas e materiais de estudo para o Educação a Distância. Facilitou workshops e formações em matérias de desenho de materiais instrucionais, uso de diferentes plataformas electrónicas de gestão de aprendizagem, como moodle, claroline, aulanet para realização de cursos à distância nas faculdades e escolas da UEM, instituições públicas, privadas e organizações não governamentais. Trabalha também com instituições públicas, privadas e organizações não governamentais como consultora, para estabelecer unidades de EAD, desenvolver programas, materiais de estudo, aconselhamento na área da educação. Nilsa tem 26 anos de experiência no ensino, começou pelo ensino primário em 1997, depois passou para o ensino secundário no ano 2000 e desde 2003 está trabalhar no ensino superior. Tem experiência de coordenação de vários projetos. Foi vice-presidente da Associação de Educação a Distância da África Austral e representante de Moçambique na Associação das Mulheres Matemáticas de África. Actualmente é directora do centro de ensino a distância da Universidade Eduardo Mondlane.
Doutora em Multimedia em Educação; Mestre em Ensino e Aprendizagem Aberta e a Distância; Pós-Graduação Profissionalizante em Educação à Distância; Licenciada em Ensino de Matémática e Física. Frequentou vários cursos com destaque para: Online Course Design and Delivery; Facilitating Online Courses; Liderança e Gestão do Ensino Superior; Importância da Tecnologias e Informação e Comunicação no século XXI; Habilidades de Pesquisa e sua Aplicação no Ensino aberto e à Distância (incluindo a Política de Investigação). Membro da equipa do projecto de formação de professores de Matemática dos PALOP (Universidade de Aveiro); Instrutora no projecto de Integração das TIC em Matemática e Ciências da Universidade Virtual Africana; Membro do grupo de pesquisa da avaliação do projecto do modelo inovador de escolaridade aberta das 15 escolas piloto em Moçambique, um projecto da Commonwealth of Learning; membro da equipa de coordenação do curso de Licenciatura em Administração Pública à distância oferecido numa parceria entre a Universidade Eduardo Mondlane e a Universidade Federal de Juiz de Fora-Brasil, financiado pela CAPES; membro da equipa que conduziu o estudo da viabilidade para a introdução do ensino aberto e a distância na educação técnico profissional em Moçambique -encomendado pela Cooperação Italiana. Coordenadora da comissão organizadora do V Encontro Internacional da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa; Organizadora da 2.ª edição do Seminário “Jovens Investigadores”, atividade da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa. No curso de Pós-Graduação Profissionalizante em Educação à Distância fez parte dos 10 melhores classificados dos 50 estudantes da turma, tendo por isso ganho uma visita de estágio a University of South Africa, University of Pretoria, Witwatersrand University e South African Institute for Distance Education.
Na qualidade de directora do Centro de Ensino a Distância da UEM é responsável pela gestão de uma equipe de 22 pessoas a nível do centro em Maputo, 17 tutores localizados em 11 províncias do país que atendem cerca de 5000 estudantes que moram em 67 distritos de Moçambique. Na qualidade de chefe de Departamento de Curso e Materiais liderou o desenvolvimento de 3 cursos de licenciatura e 3 de mestrado na modalidade a distância, assim como 1 cursos de elearning e híbridos. Como chefe de departamento de cursos e materiais liderou o processo de desenvolvimento de 4 projetos submetidos ao Banco Mundial, União Europeia, Oxfam, cooperação italiana. Docente universitária, facilitadora em várias formações e workshops em matérias sobre metodologias do ensino à distância, modelos pedagógicos do EaD, elaboração de materiais de estudo; avaliação das aprendizagens online, comunicação e interação no ensino online e ensino híbrido, nas faculdades da UEM e em várias instituições de ensino públicas e privadas. Fora do país já foi instrutora na Universidade Virtual Africana, no Curso de Integração das TIC na Educação, com alunos em Cabo Verde e Guiné Bissau assim como foi docente do módulo de Tecnologias digitais em educação matemática II e módulo de Transversalidades da didáctica da matemática na Universidade de Aveiro para alunos dos PAPOPs, bem como já apresentou comunicações em vários eventos internacionais. Experiência em Consultoria na Entidade Italiana de Assistência Técnica à Educação Profissional para a capacitação de professores sobre elaboração de materiais Instrucionais no âmbito do programa de Apoio à Educação Técnico-Profissional; consultora no Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade para o processo de Desenho de Materiais e Formação de Formadores em Inovação Educacional com Recurso às TIC; liderou equipas para realização de vários estudos de viabilidade para introdução de novos cursos. Tem experiência em realização de pesquisas e apresentação de comuicações.