Trata-se de um jovem que neste momento, busca uma efectivação no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objectivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar um crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos. Licenciado em Agro-processamento pela Escola Superior de Desenvolvimento Rural da Universidade Eduardo Mondlane e pos-graduado em Certificado B pelo ISDB. Possui experiência comprovada na área e desenvolvimento de Projectos de intervenção comunitária, em particular, com alta proficiência na coordenação da equipe e assistência aos camponeses em projectos de Desenvolvimento Rural, tendo como referência actividades de Gestão de Hortas, Agroprocessamento e Nutrição realizadas na empresa Missello com Financiamento do FIDA, com uma pontuação acima da média.
Aquisição de competências de lecionação do ensino técnico profissional.
Aquisição de competências na componente de processamento de alimentos.
Melhor estudante da disciplina de física, com direito a quadro de honra e participação de olimpíadas de física
Coordenar a equipe de elaboração dos módulos para implementação do Curso Técnico Médio em Processamento de Alimentos a nível Nacional. Compôr os Certificados Vocacionais (CV3, CV4 e CV5) de processamento de alimentos para implementação do Curso Técnico Médio em Processamento de Alimentos a nível Nacional. Elaborar Certificados Ocupacionais (Operadores de Padaria e Pastelaria, Operadores de Corte de Carnes e Pescado e Processamento de Frutas e Vegetais-Operadores). Promover e formar em Cursos dos Certificados Ocupacionais (8 meses), exercendo o cargo de coordenador dos cursos. Lecionar diversos módulos vocacionais e Genéricos nos cursos administrados na instituição. Estas atividades são desenvolvidas na implementação do Projecto de Melhoramento do Desenvolvimento de Competências de Moçambique, denominado (MozSkills), projecto implementado pela ANEP e financiado pelo Banco Mundial.
Viabilizar os equipamentos e desenvolver novos produtos (desidratados, farinhas, molhos, etc.) agrícolas que são comercializados na europa de acordo com os contatos da empresa. Controlar todo o vetor alimentar da Green Door. Acoplar o processamento, armazenamento e nutrição, este último com informe universal da necessidade do consumo de diversos alimentos, formações sobre grupos de alimentos, pirâmides alimentares e elaboração de receitas alimentares caseiras, hoteleiras, etc. Garantir o aproveitamento de todo o excedente agrícola (zero perdas agrícolas) produzido nos 3 hectares da Green Door.
Inserir o Projeto: realizar protocolos de apresentação e procurment, conduzir estudo de meio-termo. Implementar o projecto: realizar a mobilização comunitária, formar a equipe do campo, conduzir reuniões de balanço de actividades, prestar contas através de relatórios técnicos e financeiros, participar em programas governamentais, apoiar a monitoria e avaliação através de elaboração de planilhas de módulo básico e análise periódica dos indicadores. Retirar o Projeto: Avaliar o Impacto, participar na programação, revisão de questionários, pacotes estatísticos, e modelos de amostragem para realização do inqueríto de estudo final, conduzir, coordenar a realização do estudo final através de inquerítos aos benificiários, Participar na digitação e análise estatístico dos dados, elaborar relatório do Estudo Final do Projecto incluindo o estudo comparativo. Nota: Estas atividades foram desenvolvidas na fase de extensão do projeto de Educação Nutricional denominado Nutri Pesca, uma iniciativa do Governo Moçambicano em Parceria com o fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Investigar, lecionar, avaliar e divulgar resultados da disciplina de Introdução à Nutrição. Investigar, lecionar, avaliar e divulgar resultados da disciplina de Tecnologia de Alimentos. Essas disciplinas eram lecionadas no curso técnico profissional em Nutrição e Segurança Alimentar.
Coordenar a elaboração do Currículo Letivo (programação, conteúdos, duração, aulas práticas, parcerias,etc.) do curso técnico profissional de Nutrição e Segurança de Alimentos no âmbito da fundação da instituição
Elaborar o cronograma e plano de atividades relacionado com práticas de Agro-processamento, em todos os pólos do Desenvolvimento do projeto, Elaborar relatórios Semanais, mensais e trimestrais em modelos atualizados, Realizar continuamente sensibilizações, treinamentos e demonstrações de Medidas de Higiene e Segurança no preparo de alimentos e Conservação da Produção (Armazenamento de alimentos & Processamento) Elaborar manual de facilitação de práticas de agro-processamento para a comunidade. Nota: Estas actividades foram desenvolvidas no projeto de Educação Nutricional denominado Nutri Pesca, uma iniciativa do Governo Moçambicano em Parceria com o fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Auxiliar na implementação do Sistema de Gestão da segurança alimentar – ISO 22 000, desenvolver o plano HACCP (Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo) na área alimentar. Acompanhamento de reformas e novos projetos estruturais, englobando estudo de layout e fluxograma de produção Elaborar manuais de boas práticas de manuseamento de alimentos (BPF e BPH).
Leccionar, avaliar e divulgar resultados da disciplina de: Acondicionamento e Embalagem de alimentos. Leccionar, avaliar e divulgar resultados da disciplina de: Tecnologia de Alimentos 3-Tecnologia de vegetais. Essas disciplinas eram lecionadas no curso de Licenciatura em Nutrição e Tecnologia Alimentar.
Colectar, preparar e analisar amostras no departamento de química de alimentos e divulgar os resultados aos requerentes. Colectar, preparar e analisar amostras na Microbiologia de alimentos. Cobrir com demais actividades laboratoriais (análise de água, toxicologia e destilação da água). Nota: Essas actividades foram realizadas no âmbito de realização do estágio profissional para conclusão do curso de licenciatura.