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Alcidio Filimone Gune

Actualizado a 23 Fevereiro 2025

Experiência
-
Indústria
ONGs e Organizações sem fins lucrativos
Contabilidade e Tributação
Administração de Empresas
Educação
Universitário, Licenciatura

Resumo

Contabilista certificado e membro da OCAM (Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique), número de registo 3368/CC/OCAM/2016, com mais de 10 anos de experiência contabilidade financeira e analítica, gestão financeira e administrativa, auditoria interna, logística, fiscalidade, recursos humanos e gestão de subvenções em ONGs (Organizações Não-Governamentais). Proficiente na utilização de sistemas contabilísticos ERP Primavera, PHC e SAP S/4HANA, elaboração de relatórios financeiros e prestação de contas para financiadores/doadores nacionais e internacionais. Profissional com forte capacidade analítica, atenção aos detalhes e comprometido com ética profissional e conformidade.

Perfil Público link: Alcidio Filimone Gune

Educação

Universidade Rovuma

Licenciatura, Contabilidade com habilitacoes em Auditoria
2015-02-01 - 2018-11-01 - Concluida
Moçambique, Nampula

Instituto Industrial e Comercial de Nampula

Médio, Técnico Contabilista
2011-01-01 - 2013-12-01 - Concluida
Moçambique, Nampula

Escola Secundária de Xai - Xai

11ª à 12ª Classe, Grupo B
2008-01-01 - 2009-11-01 - Concluida
Moçambique, Gaza

Experiência

Contabilista Sénior

GREEN HARVEST

ONGs e Organizações sem fins lucrativos
2024-01-01 - 2025-01-01
Moçambique, Nampula

Funções/Responsabilidades: - Contabilidade e Compliance: garantir a conformidade e precisão dos registos contabilísticos financeiros e não financeiros da organização, gestão dos activos, recursos humanos, logística, procurement e gestão do sistema ERP Primavera garantindo a actualização e tempestividade das informações/demonstrações financeiras. - Monitoramento de Subvenções: Supervisionar o cumprimento de subacordos, orçamentos e diretrizes dos financiadores. - Relatórios Financeiros: Produzir de relatórios financeiros periódicos para doadores e stakeholders e desenvolver de propostas financeiras para captação de novos financiamentos de projectos. - Procurement e Logística: coordenar e optimizar todas as actividades relacionadas com o fluxo dos processos administrativos, de materiais, produtos e de informações dentro da organização, incluindo controlo de stocks, planeamento de compras, distribuição e aprovisionamento. - Gestão Fiscal, Tributária e de Inventários: Cálculo, pagamento e actualização dos registros fiscais da organização, controlo de activos tangíveis e intangíveis, cálculo de depreciação e manutenção de registros detalhados.

Assessor Financeiro e Administrativo

ADINE - Associação para Desenvolvimento de Iniciativas Empreendedoras

ONGs e Organizações sem fins lucrativos
2023-04-01 - Presente
Moçambique, Cabo Delgado

Obs: Periodo Parcial Funções/Responsabilidades: - Gestão Financeira e Orçamentária: Elaborar, monitorar e actualizar os orçamentos dos projectos, garantir que os gastos estejam alinhados com as diretrizes dos doadores, propor ajustes financeiros estratégicos para maximizar o uso eficiente dos recursos, garantir a separação da contabilidade e recursos de diferentes projectos no sistema de contabilístico, evitando mistura indevida. - Conformidade e Prestação de Contas: Prepara demonstrações financeiras e relatórios específicos para doadores, detalhando o uso dos fundos e o progresso dos projetos, assegurar a conformidade com as regras e exigências dos financiadores, coordenar auditorias internas e externas, assegurando transparência e conformidade com as leis e padrões contabilísticos nacionais e internacionais. - Contabilidade e Registros Financeiros: Classificar, lançar e controlar todas as transações financeiras no sistema de contabilidade, analisar os balancetes, preparar conciliações bancárias e relatórios financeiros periódicos, garantir que todas as despesas sejam documentadas e justificadas adequadamente. - Gestão Administrativa e Logística: Supervisionar processos administrativos financeiros, incluindo a aquisição de bens e serviços (procurement), assegurar a logística de distribuição de insumos e quites de emergência, garantindo que os recursos cheguem rapidamente ao destinatário e ao menor custo possível, controlar o inventário e gerir os activos da organização.

Assessor de Contabilidade e Finanças

HOOTY Moçambique

ONGs e Organizações sem fins lucrativos
2021-01-01 - 2024-09-01
Moçambique, Nampula

Obs: Período Parcial Funções/Responsabilidades: - Gestão de Fundos: Monitorar a gestão de fundos de doações e subvenções, com foco na alocação eficiente e no atendimento às diretrizes de financiadores/doadores. - Contabilidade: Garantir registos contabilísticos e financeiros precisos, oportunos e tempestivos. Gerir o sistema contabilístico ERP Primavera. - Relatórios Financeiros: Elaborar e apresentar relatórios financeiros detalhados e acessíveis para doadores, conselho de administração e outras partes interessadas, promovendo a transparência e a confiança. - Conformidade e Auditoria: Garantir que a organização esteja em conformidade com todas as regulamentações fiscais e requisitos legais. Conduzir auditorias internas regulares para verificar a precisão e integridade dos registros financeiros e propor melhorias. - Orçamento e Planeamento Financeiro: Desenvolver e monitorar orçamentos mensais, trimestrais, anuais e plurianuais, assegurando que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente e eficaz. Ajustar o planeamento financeiro conforme necessário para responder a mudanças nos recursos ou nas prioridades da organização e doadores.

Contabilista de projectos

OLIPA ODES - Organização para o Desenvolvimnto Sustentável

ONGs e Organizações sem fins lucrativos
2014-01-01 - 2023-12-01
Moçambique, Nampula

Funções/Responsabilidades Responsável pela contabilidade e gestão financeira de todos os projectos implementados pela organização ao longo de uma carreira de mais de 10 anos. Das funções exercidas incluíam: - Registos Financeiros e Conformidade: Manter registos precisos de todas as transações financeiras e não financeiras, garantir a conformidade com regulamentações fiscais, política dos doadores e transparência no uso dos fundos. - Elaboração de Relatórios Financeiros: Preparar relatórios financeiros periódicos, gerir orçamentos dos projectos financiados por doadores nacionais e nternacionais como USAID, UNICEF, WFP, OXFAM, ADRA, UNOPS, FHI 360, Brot für die Welt, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), HELVETAS, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), MADRE CORAJE, WWF, entre outros. - Documentação e Auditoria: Assegurar que as actividades dos projectos sejam devidamente documentadas e participar em auditorias internas e externas para garantir uso eficiente dos recursos. - Gestão de Tesouraria e Contas Bancárias: Gerir tesouraria e contas bancárias dedicadas aos projectos e realizar reconciliação de contas. - Assessoria Estratégica: Apoiar gestores de projetos na preparação de planos de actividades e solicitações de desembolsos; Assessorar a Direção Executiva em decisões estratégicas. - Procurement e Gestão de Fornecedores: Conduzir processos de procurement e garantir conformidade com políticas e procedimentos internos e de doadores. - Gestão de Imobilizado: manter registos detalhados de todos os activos fixos, incluindo sua localização, condição e valor; realizar avaliações periódicas dos activos para garantir que os registos reflictam os valores de mercado e os custos de reposição; calcular e registar a depreciação dos activos fixos conforme as políticas internas.

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