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Horrex Cossa

Actualizado a 13 Novembro 2024

Experiência
-
Indústria
ONGs e Organizações sem fins lucrativos
Educação
Universitário, Bacharelato

Resumo

Chamo-me Horrex Elço Cossa com 38 anos de idade, neste momento frequento o nível Superior em Contabilidade e Auditoria na universidade aberta_UNISCED_Quelimane. Neste momento sou colaborador da Ayuda en Accion desde 01 de Setembro 2023 ate 14 de Janeiro24 ocupando a função de Oficial Financeiro de Projetos Humanitários Pemba e de 15 de Janeiro24 ate hoje como Coordenador Financeiro de Projetos, foi colaborador na ADRA Moçambique Mocuba desde 18 de Outubro 2021 ate 31 de Agosto de 2023 ocupando a posição de Contabilista de Projectos e Administração, fui colaborador da CARE Internacional Moçambique onde desempenhei o papel de Oficial de Finanças de 04 de Novembro 2011 até 30 de Dezembro 2020, tambem foi colaborador da ADPP Moçambique desempenhei o papel de Contabilista no periodo de 18 de Outubro de 2006 a 01 de Novembro de 2011. Possuo experiência de trabalho com sistemas de contabilidade para ONG´s, tais como SAP, Sun Plus, People Soft, Primaveira e procedimentos contabilístico de diferentes doadores, como USAID, DFID, UNIFEC, PMA e União Europeia, Fundos do Governo Espanhol e entre outros. Na expectativa de ter apresentado o essencial, junto envio o meu curriculum vitae para efeitos de apreciação e aprofundamento da informação acima prestada, agradecendo antecipadamente a atenção que possam dispensar-me.

Perfil Público link: Horrex Cossa

Educação

Universidade Aberta ISCED - UNISCED

Bacharelato, Licenciatura em Contabilidade e Auditoria
2023-02-01 - 2023-05-01 - Cursando
Moçambique, Zambézia

Chamo-me Horrex Elco Cossa, neste momento frequento o nível Superior em Contabilidade e Auditoria na universidade aberta_UNISCED_Quelimane.

Experiência

Coordenador Financeiro de Projetos

Fundaçao Ayuda en Accion

ONGs e Organizações sem fins lucrativos
2024-01-01 - Presente
Moçambique, Cabo Delgado

• Assegurar a boa execução, tanto técnica como financeira de todos os projetos em implementação no Programa Nacional de Ajuda à Ação de Moçambique; • Coordenar e supervisionar a equipa técnica e financeira responsável afeta aos projetos e programas no acompanhamento das intervenções; • Apoiar a equipa de financiamento institucional e participar na elaboração dos orçamentos e propostas em formulação; • Verificar, conhecer e divulgar a informação de gestão dos projetos e programas; • Prestar periodicamente contas aos diretores nacionais e aos gestores da sede sobre o estado dos projetos; • Coordenar e supervisionar a implementação de todos os processos de justificação das intervenções em implementação de acordo com os regulamentos do financiador; • Supervisionar a correta sistematização e arquivo de todos os projetos; • Coordenar, assegurar e supervisionar todos os processos de auditoria e/ou avaliação externa; • Realizar, se necessário, auditorias internas ou avaliações dos projetos no âmbito da intervenção, verificando o estrito cumprimento dos regulamentos em vigor, tanto dos financiadores como da Ayuda en Acción. • Assegurar a atribuição adequada de recursos para o cumprimento eficiente dos objetivos fundamentais da organização nos projetos e programas; • Representar oficialmente a organização ao seu nível na sua relação com terceiros, fornecedores/parceiros e/ou entidades oficiais; • Apoiar o desenvolvimento, rever e recomendar políticas e procedimentos de gestão da organização; • Desenvolver planos, calendários e orçamentos para a execução de projetos financeiros em coordenação com a área programática; • Analisar as discrepâncias financeiras existentes e recomendar ações corretivas; • Assegurar o cumprimento das obrigações fiscais da organização na área dos projetos;

Oficial Financeiro

AYUDA EN ACCION

ONGs e Organizações sem fins lucrativos
2023-09-01 - 2024-01-01
Moçambique, Cabo Delgado

• Apresentar relatórios financeiros e contabilísticos de acordo com as diretrizes e prazos estabelecidos conforme aos regulamentos de Ayuda en Acción e dos doadores. • Garantir o cumprimento dos requisitos no âmbito legal, fiscal, contabilista e tributário, respeitando os procedimentos internos e normas locais em vigor. • Assegurar a justificação dos fundos conforme a normativa interna de Ayuda en Acción e dos doadores. • Interagir com os Coordenadores de Projetos (Impacto) para acautelar o adequado desenvolvimento do projeto a nível financeiro. • Dar acompanhamento periódico dos projetos mais no âmbito Humanitário (seguimento semanal), apoiando a equipa técnica dos projetos por meio da capacidade de análises na gestão do seguimento financeiro. • Preparar o plano orçamental dos projetos, em colaboração com a Sede na Espanha e monitorar execução financeira e analisar os desvios nas diferentes rubricas orçamentais a contribuírem para os objetivos pretendidos pela organização. • Realizar visitas no terreno no quadro dos projetos feitos com nossas equipas locais e com nossos parceiros locais para monitorizar e garantir o cumprimento de os acordos assinados pelas partes e, ao mesmo tempo, com nossos doadores. • Apoio na gestão e controlo das atividades de tesouraria, acautelando os níveis de liquidez baseados nas diretrizes do Departamento Financeiro na Sede, assegurando a disponibilização de recursos financeiros suficientes para a execução dos projetos. • Apoio na classificação e lançamento de documentos contabilísticos (caixa e bancos) garantindo sua adequação às IFRS e a plano geral contável espanhol, segundo o enquadramento para cada projeto/doador; • Acompanhar nos processos de auditorias externas/internas, contáveis, de gestão e de execução dos projetos; • Monitorar e efetuar avaliações exaustivas contínuas no âmbito do controlo da gestão e gestão administrativa financeira, desenvolvendo e garantindo sustentabilidade dos processos promovidos; • Sistema SAP

Contabilista e Administrativo

ADRA Mocambique

ONGs e Organizações sem fins lucrativos
2021-10-01 - 2023-08-01
Moçambique, Zambézia

• Avaliação de Diligencie para os potenciais parceiros e providenciar a aprovação do ADCOM; • Monitorar se os parceiros estão em conformidade com os regulamentos e procedimentos dos doadores Controle interno organizacional, incluindo os padrões da ADRA e os Termos e Condições; • Realizar a revisão de liquidação do Parceiro, garantindo que todos os documentos de suporte sejam precisos; • Comunicar ao Gestores de projeto qualquer inconsistência nos relatórios financeiros ou atraso na apresentação dos relatórios, garantindo que na próxima liquidação todos os problemas anteriores sejam resolvidos; • Realizar encerramento de subcontratos seguindo os procedimentos padrão; • Realizar workshop de gestão de subcontratos antes do início da implementação do projeto; • Conduzir um workshop de treinamento administrativo e financeiro aos parceiros de implementação; • Preparação das pastas de Auditoria Interna e externos e prestação de apoio ao Sénior Accountant (regularizar os processos incompletos; organizar a pasta de auditoria de acordo com o pedido dos auditores); • Analise e verificação dos documentos antes do lançamento no sistema da contabilidade (verificação da linha orçamental; documentos suportes; data do processo); • Elaboração de pedido de fundos ao Doador (segundo as politicas ou mesmo com base nas datas do contrato com o doador); • Apresentar os relatórios até o dia 15 do mês seguinte, ou antes para casos de projetos dependendo do acordado com o doador; • Conhecer os regulamentos do doador; • Importar o balance para o Excel; • Preparar o relatório de receita e despesas; • Fazer o “backup” do “Software” contabilístico e o relatório; • Enviar uma cópia eletrónica ao Diretor Financeiro e do Projeto: • Apresentação do relatório financeiro interno; • Reconciliação do inventario com o logístico (sistema e mapas de controle da logística da ADRA); • Reconciliação mensal dos logbooks das viaturas e motas da ADRA (Quilometragem); • Controle da quota mensal de combustível para

Oficial de Finanças

Care International

ONGs e Organizações sem fins lucrativos
2011-11-01 - 2020-12-01
Moçambique, Maputo

• Fazer processamento do Salários na base mensal, lançando individualmente no FC e PID suspenso, retendo os impostos de IRPS e INSS; • Fazer alocação dos Timesheets mensalmente de todos colaboradores da CARE (Nacionais e Expatriados); • Fazer outros ajustamentos de lançamentos recomendados pelo Sector de Grants (reverter despesas no Sistema de Contabilidade); • Rever os saldos em tesouraria; • Fazer registo de todos valores recebidos nas Contas (Doadores e Parceiros); • Anexar a respetiva documentação de suporte aos depósitos; • Transferências entre bancos da CARE em Moçambique bem como transferências para o exterior; • Na ausência do Contabilista Sénior preparar a Projeção mensal de caixa em coordenação com o Oficial de Grant e Gestora Financeira; • Fazer gestão de saldos bancários das contas da CARE; • Solicitar mensalmente extratos bancários de todos as contas da CARE; • Fazer scâner e arquivar na base de dados e enviar os extratos para SSC; • Efetuar pagamentos eletrónicos na plataforma do Standard Bank_Net Plus e BCI_Internet Bank; • Fazer reconciliação bancária das contas de Maputo; • Fazer o pedido dos extratos mensal de todas contas bancárias; • Mensalmente reconciliar a folha com os RH (em anexo os documentos suportes, fazer revisão minuciosa para apurar a sua exatidão); • De 1 a 5 de cada mês entregar a RH informação dos impostos retidos (INSS, IRPS e outros impostos) do mês anterior; • Fazer mensalmente as reconciliações das contas a pagar e receber (com apoio do Contabilista Sénior); • Fazer mensalmente as reconciliações dos benefícios (13tn, indianizações e ferias); • fazer a monitoria dos adiatamentos de viagens, colaboradores e Parceiros (Sub grants); • Apoio ao SMT na orçamentação anual de custos para cada ano fiscal; • Mensalmente coordenar com os colegas dos subescritórios em relação ao arquivo físico e eletrónico (no Drive das Finanças); • Sistema de Contabilidade” People Soft”;

CONTABILISTA

ADPP Moçambique

ONGs e Organizações sem fins lucrativos
2006-10-01 - 2011-10-01
Moçambique, Maputo

• Classificação de documentos contabilísticos e lançamentos dos mesmos no sistema (Primavera); • Reconciliações mensais de bancos (elaboração de cartas de pedido de extratos mensais e as confirmações bancárias em cada fim de exercício – para Auditores externos); e em cada trimestre efetuava as reconciliações de caixa; • Trabalhar com as contas de fornecedores, fretes e devedores (efetivação das reconciliações); • Elaborar o mapa mensal de imobilizado (aquisição, abate e reavaliação dos bens, e seu devido lançamento no mapa); • Processamento de salários e impostos (INSS, IRPS e IVA); • Reconciliação com os despachantes aduaneiros (Beira e Nacala) entrada e saída de contentores, com as respetivas faturas e preparação dos DUCS para lançamento no sistema; • Visita de monitoria aos postos (para apoiar os colegas das províncias/ dar treinamento em áreas com dificuldades); • Sistema de Contabilidade ”Primavera

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