
O papel principal do Oficial de M&A para fortalecimento de sistemas regional é de dar apoio técnico as equipas das US, SDSMAS na área de M&A. Supervisionar e gerir as actividades dos Assistentes de Dados das Unidades Sanitárias (US) da região indicada, analisar em colaboração com a equipa clínica e de gestão, todos os dados gerados nas US apoiadas, de modo a garantir uso atempado e apropriado de informação para a tomada de decisões e reportar dados isentos de imprecisões ao MISAU e doadores; Triangular os dados gerados a partir do SESP no fim de cada dia na US em que estiver a dar apoio técnico com os dados das fichas clínicas, livros de registo, Mini LRDA e MMIA dispensas na farmácia incluindo do i-DART, de modo a garantir que os dados nas diversas fontes sejam os mais actualizados e reflectindo o que aconteceu no dia; Usar a ferramenta disponível de apoio técnico em monitoria e reportar mensalmente no SICAP para monitorar o fluxo de dados entre os pontos de serviço para identificar áreas na US que precisam de apoio no preenchimento dos livros de registo, processos e resumos e garantia de fluxo atempado de dados entre os pontos de serviço, laboratório e farmácia; Fornecer mentoria contínua ao pessoal da US por cada ponto de serviço da US para o seguimento dos procedimentos de colecta, reporte, completude de livros de registo, processos clínicos e manutenção dos arquivos clínicos actualizados; Apoiar o Assistente de dados na triangulação Semanal de dados gerados no SESP com os dados captados pelo ponto focal da US por ponto de serviço e também com os dados gerados aquando do apoio técnico: Testagem e Ligação aos Cuidados nos vários sectores e comunidade, Novos Inscritos aos Cuidados vs Livro de Pre-TARV, Inicios TARV epts vs Livro de TARV, Novas Inscritas Gravidas vs EPTS, Novos Inscritos no Programa de TB vs EPTS, Pacientes com dispensa de ARVS (Farmácia e paragens únicas) vs EPTS,