
Descrição de Actividades: Organizar e manter o sistema financeiro a nível provincial, conforme procedimentos financeiros da ADPP Moçambique; Verificar e assegurar que os processos a serem pagos estão em consonância e qualificados para pagamentos; Registar todas as receitas e despesas relacionadas com as atividades do projeto e dar assistência na realização de previsões e revisões de orçamento, conforme necessário; Efectuar os desembolsos e as respectivas reconciliações para diversas operações do projecto: realização de workshops, conferências, treinamentos, supervisões, CCU, pesquisas e outras actividades do projecto dentro das normas estipuladas; Efectuar pagamentos dentro dos prazos requeridos aos colaboradores e fornecedores de acordo com os procedimentos financeiros e da Organização; Assegurar a retenção na fonte do imposto sobre o rendimento (IRPS) e contribuições para segurança social (INSS) quando aplicável e encaminhar o valor retido e de outros, dentro do prazo e seguindo procedimentos às entidades competentes; Manter um sistema de arquivo para os documentos financeiros; Assegurar que todas as informações financeiras exigidas por doadores ou auditores externos são fornecidas à sede em tempo útil. Controlo de contas e Relatórios Financeiros Controlar as contas das despesas por linha orçamental, inserindo ou verificando códigos em todos os processos para o pagamento; Alertar ao coordenador provincial e à equipa programática sobre o nível de gastos orçamentais geral e por linha de despesa; Elaborar/Estratificar relatórios financeiros semanais, mensais e de outra periodicidade sempre que solicitado; Enviar/Apresentar os relatórios financeiros aos Gestor de Finanças, Coordenador Provincial e à equipa programática; Supervisionar o correcto uso e reposição do fundo de maneio (Petty Cash), efectuando contagem