Sou um jovem profissional moçambicano, Licenciado em Medicina Veterinária concluída em 2014 pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e com um Mestrado em Ciências Biomédicas (Microbiologia Médica) pela Queen Mary University of London, no Reino Unido. Conto com uma vasta experiência de 10 anos nas componentes técnico-laboratorial em Microbiologia e gestão na área de saúde humana e de laboratórios de pesquisa, desde a planificação orçamental dea subvenções, implementação, coordenação de projectos e ensaios clínicos em temáticas de importância para a pesquisa em saúde pública, que culminam com a redacção de artigos de pesquisa em revistas e jornais de renome internacional Aliado a isso, possuo uma sólida experiência em sistemas de gestão da qualidade e em normas internacionalmente aceites como por exemplo a ISO EN 9001 e ISO EN 15189, tendo participado como actor principal na acreditação de mais de 17 técnicas de procedimentos laboratoriais e certificações para laboratório de referência regional pela Organização Mundial de Saúde (WHO) em doenças bacterianas invasivas e rotavírus. Sou altamente motivado e habilitado a promover, organizar e moderar capacitações de equipas multidisciplinares em requisitos de Boas Práticas Clínicas (GCP), Boas Práticas Clinico-Laboratoriais (GCLP), Biossegurança e Bioprotecção, função que venho desempenhando paralelamente com o intuito de capacitar a geração de futuros investigadores com ferramentas práticas que ajudam a conduzir projectos de pesquisa e ensaios clínicos com os mais elevados padrões de qualidade internacionalmente reconhecidos. Durante a minha carreira pude ocupar posições estratégicas de grande impacto como por exemplo Gestor Geral do Laboratório, conduzindo uma equipa muldisciplinar e multicultural de mais de 60 trabalhadores permanentes, Coordenador de HST onde fui responsável por criar 2 manuais de procedimento e 20 SOPs em uso. Estas são evidências
Mestrado em Ciências Biomédicas (Microbiologia Médica) feito no Reino Unido, mediante bolsa de estudos da Commonwealth Scholarships Commission financiada pela UK Foreign, Commonwealth & Development Office (FCDO). A tese defendida para este grau conta com o seguinte tema: Resistência Antimicrobiana na zona sul da África Oriental: Uma revisão da literatura actual.
Licenciatura em Medicina Veterinária concluída com a defesa da tese sobre a avaliação serológica da ocorrência da peste suína africana nas províncias de Nampula, Tete e Inhambane. Fui condecorado durante a licenciatura, com o diploma de mérito como melhor estudante do curso de medicina veterinária no ano de 2009.
Conduzi a organização para a excelência na gestão da saúde e segurança, liderando a implementação do plano de gestão da saúde e segurança no trabalho e assegurando o seu cumprimento. Elaborei estratégias inovadoras para minimizar proactivamente os incidentes no local de trabalho, analisando e apresentando meticulosamente os dados relativos a acidentes ao nosso Comité de Saúde e Segurança. Colaborava estreitamente com o Conselho de Administração, onde provia consultoria, definição de políticas de saúde e segurança e incutia uma cultura de segurança generalizada em toda a organização. Liderei várias iniciativas de formação e capacitação em biossegurança e gestão de riscos, efectuei avaliações e auditorias de risco exaustivas, garantindo o cumprimento rigoroso das normas regulamentares. Ao gerir o programa de biossegurança do laboratório clínico, fomentei uma cultura de vigilância e biossegurança e assegurava um ambiente de trabalho seguro e propício à realização de todas as actividades de investigação em desenvolvimento nas instalações dos departamentos clínico e de laboratório.
Como gestor do laboratório, coordenei todas as operações e projectos no âmbito de seis unidades técnicas e quatro áreas de apoio, incluindo uma área logística independente pertencente à estrutura orgânica e funcional do laboratório. As unidades técnicas compreendiam a parasitologia sanguínea, a imunologia, a bioquímica, a microbiologia (bacteriologia e micobacteriologia), a biologia molecular e o insectário. Esta função consistia em assegurar o cumprimento dos objectivos institucionais e das metas definidas no plano estratégico no contexto de um laboratório de saúde pública e de investigação. Geri e orientei uma equipa multidisciplinar de mais de 60 funcionários permanentes, melhorei continuamente o sistema de gestão da qualidade e assegurei o acompanhamento e a avaliação dos dados técnicos e a sustentabilidade financeira do laboratório e das instalações satélites. O laboratório prestava serviços de diagnóstico fiáveis a projectos clínicos e de investigação sobre HIV/SIDA, tuberculose, outras infecções respiratórias, doenças bacterianas invasivas, doenças tropicais negligenciadas, malária, doenças diarreicas e saúde materno-infantil.
Nesta função, apoiava o gestor laboratório coordenando processos, redigindo e apresentando propostas de subvenções e prémios, bem como a planificacao e projecção das operações do laboratório e os projectos de investigação. Além disso, tive de representar o laboratório no comité de aprovação de logística e compras para a tomada de decisões relativas a aquisições e processos relacionados.
Como gestor de unidade, devo assegurar o bom funcionamento da unidade, conceber e organizar as operações, alocar os recursos de forma adequada e eficaz, apoiar o gestor do laboratório em todas as actividades de gestão e supervisão e assegurar a qualidade técnica-científica e a fiabilidade da execução dos actividades de manuseio clínico, bem como dos estudos e projectos de investigação em decurso na unidade de bacteriologia.